A Associação Nacional e Profissional da Interpretação - Língua Gestual (ANAPI-LG) assinalou o seu dia de aniversário com um momento de grande significado: a criação do Prémio Elo - Prémio de Mérito Maria José Freire e Ana Lambéria Silva.
Esta iniciativa da ANAPI-LG visa homenagear e reconhecer publicamente o trabalho notável e o percurso exemplar dos seus sócios, em particular o seu contributo significativo para a promoção da profissão de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (ILGP), a sua representação ética e profissional, e o seu envolvimento em iniciativas que fortalecem a classe.
O prémio, instituído em homenagem às sócias honorárias Maria José Freire e Ana Lambéria Silva, celebra a sua dedicação, impacto e inspiração, perpetuando o seu legado. O nome "Elo" é uma referência direta ao forte elo que une as duas e que serve de inspiração fundamental para a necessária e importante união entre os Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, bem como para o fortalecimento da ligação entre estes ILGP e a Comunidade Surda.
O Prémio Elo consagra-se, assim, como um símbolo de mérito e da indispensável força da união no seio da profissão.
Prémio Elo
Celebrando a União e o Legado na ANAPI-LG
Abertura do concurso: 22 de Janeiro de 2026.
Consulta aqui o Regulamento
